‘Brasil está mais do que pronto para fornecer alimentos’, afirma ministro da Agricultura

Marcos Montes, ministro da agricultura, afirmou que o “Brasil está mais do que pronto para fazer sua parte no fornecimento de alimentos” para o mundo. A fala ocorreu na quarta-feira 18, em uma cúpula sobre segurança alimentar em Nova Iorque, realizada na sede da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Como um dos maiores produtores e exportadores de comida do planeta, posição que alcançamos por meio do desenvolvimento de um modelo de agricultura tropical altamente eficiente, no qual coexistem diferentes sistemas de produção, o Brasil está mais do que pronto para fazer sua parte no fornecimento de alimentos”, disse Montes durante a Global Food Security. O encontro contou com representantes de mais de 30 países.

Em sua fala, o ministro da agricultura destacou alguns avanços brasileiros no setor de alimentos. “Alcançamos até três colheita por ano na mesma área”. Ele lembrou que o Brasil vem “apostando” em ciência e inovação nas últimas cinco décadas, aumentando a produtividade com sustentabilidade.

Alimentos sustentáveis

“Com menos de 30% do nosso território dedicado à agricultura e à pecuária, provamos que agricultura pode ser fonte de crescimento econômico, inclusão social e preservação ambiental”, afirmou o ministro. “Estamos cientes de nossa responsabilidade como fornecedores confiáveis de alimentos de qualidade diante da crescente demanda global. O Brasil é um dos únicos países do mundo capaz de aumentar sua produção sem incorporar novas áreas à atividade produtiva. Entretanto, o sucesso do modelo brasileiro depende da integração de diversas cadeias produtivas de insumos e da produção de alimentos.”

Aumento da fome

Na cúpula, Montes afirmou que o Brasil “acompanha com apreensão os níveis crescentes de insegurança alimentar ao redor do mundo no contexto da pandemia da covid-19 e de sucessivas crises globais”. O Ministro destacou que depois de décadas de notável e contínuo progresso, a fome no mundo voltou a crescer, distanciando a comunidade internacional de erradicá-la até 2030 — “meta estabelecida nos objetivos de desenvolvimento sustentável” da ONU.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre