Brasileira desaparecida na Romênia morre atropelada ao tentar voltar a Portugal

Bianca Ferreira, de 30 anos, estava desaparecida há mais de duas semanas e havia decidido deixar Bucareste para retornar a Portugal.

A brasileira Bianca Ferreira da Rocha Pimenta, de 30 anos, que estava desaparecida há mais de 15 dias na Romênia, morreu após ser atropelada enquanto tentava retornar ao Portugal. A informação foi confirmada pela polícia de Bucareste à família da jovem.

Segundo as autoridades romenas, Bianca foi atingida por um veículo no dia 2 de dezembro, por volta das 3h30, em uma rodovia que liga a capital Bucareste à cidade de Ploiesti. A família só foi comunicada oficialmente dias depois, encerrando o período de buscas.

Natural de Goiânia (GO), Bianca morava na Europa havia cerca de cinco anos e tentava se estabelecer em Lisboa. Recentemente, ela relatou à família que vinha sendo perseguida em Portugal e, por isso, decidiu se mudar para a Romênia no dia 23 de novembro, acreditando que encontraria mais tranquilidade.

Dias após chegar a Bucareste, a jovem disse não ter se adaptado ao país e informou que retornaria a Portugal. Em 29 de novembro, ela chegou a fazer uma videochamada com a tia enquanto aguardava um carro de aplicativo para iniciar a viagem. Bianca era uma mulher trans, e familiares demonstraram preocupação com a segurança dela no país, que tem histórico de baixa proteção à população LGBTQIA+.

Amigos que moram em Portugal ajudaram a família a localizar informações sobre o paradeiro de Bianca e agora buscam apoio para o processo de traslado do corpo ao Brasil. O Itamaraty foi acionado, mas ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso. (Metrópoles)

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre