Coluna Você Sabia?

Brasileiros vão precisar de autorização especial para entrar na Europa a partir de 2021

Para viajar à Europa hoje o brasileiro não precisa de visto como é exigido pelos EUA,  segundo dados do próprio site da Europa você precisa apenas de um passaporte em dia, sendo também exigido um seguro viagem, passagem de volta, comprovantes de hospedagem e uma prova financeira de que você tem como se manter no período. Mas uma decisão aprovada pelo Parlamento Europeu autorizou a inclusão de mais um documento nessa lista, uma autorização que foi nomeada de ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem, em inglês).

📷 Foto/Internet

Mas não há motivo para pânico, a autorização consiste em um simples formulário eletrônico que será preenchido pela internet com um valor de $ 7 euros, onde você colocará informações dos seus dados pessoais, histórico de viagens e do passaporte. O sistema em seguida fará um cruzamento de informações automática  com dados da Interpol para detectar se você é uma ameaça ou se há risco de que suas intenções seja se tornar um imigrante ilegal, resumindo é como se fosse uma peneira para se proteger e detectar pessoas que possam oferecer algum tipo de perigo ou intenção de imigração irregular.

A medida passará a ser exigida para 60 países, incluindo além do Brasil, os EUA, Austrália e Canadá. Devido o sistema ser automático, a autorização deve vir em pouco tempo por e-mail e caso seja detectado alguma irregularidade, a solicitação passará por uma checagem manual da União Europeia para averiguar o ocorrido, dentro de até 4 semanas você deve receber uma resposta se decidiram autorizar ou não, caso neguem você terá conhecimento do motivo. Se chegar a esse ponto, você poderá ainda recorrer da decisão.

📷 O Coliseu é a única maravilha do mundo localizada na Europa.

O lado positivo desse sistema, é que na forma que é hoje, você corre o risco de ser barrado em imigração dos aeroportos europeus, sim isso é possível e acontece muito, segundo uma matéria da UOL Notícias de agosto de 2017, os brasileiros são o segundo povo mai barrado em aeroportos da Europa, só entre janeiro e março de 2017, 923 pessoas foram impedidas de entrar no continente e tiveram que voltar ao Brasil. Parece que o problema maior era na Espanha, segundo uma matéria da BBC que diz “Brasileiros foram os mais barrados na Espanha em 2009”, se você não lembra, na época isso foi uma grande polêmica que durou alguns anos, o problema se agravou e o Brasil logicamente não quis ficar pra trás e começou a negar também a entrada de espanhóis em território brasileiro, o G1 até lançou uma matéria que tinha por manchete: “Brasil barra 31 espanhóis no primeiro mês após adoção da reciprocidade”. Reciprocidade, essa foi a palavra usada pelos diplomatas brasileiros para dar o troco nos espanhóis. Bom, esperamos que todo esse problema seja evitado caso você tenha uma autorização em mãos, autorização essa dada por eles mesmos.

Tem alguma dúvida, crítica ou elogio? Gostaria de sugerir alguma pauta para a coluna Você Sabia?

Entre em contato conosco através do campo abaixo, sua contribuição será muito importante.