O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), tem incentivado e fortalecido a cadeia produtiva do mel ao levar produtores para a maior feira de agronegócios, promovendo visibilidade, geração de negócios e valorização do trabalho no campo.

Do campo à mesa, o mel produzido no Acre conquistou espaço especial com estande repleto de produtos derivados da apicultura e a participação de produtores que vêm transformando o cenário rural com trabalho, inovação e sustentabilidade.

A cadeia produtiva do mel vem crescendo nos últimos anos no estado, impulsionada por políticas de incentivo, capacitação técnica e o reconhecimento da qualidade dos produtos regionais. Na feira, os visitantes puderam conhecer, degustar diferentes tipos de mel e derivados como própolis e cosméticos naturais.

Segundo o produtor Clodoaldo Brandão Raulino, do bairro Liberdade, km 9, participar da Expoacre é uma oportunidade para ampliar mercado e mostrar o valor do mel acreano.
“Produzimos diversos produtos apícolas, e hoje participamos dessa feira tão significativa para o Acre trazendo produtos da floresta. Estamos aqui comercializando mel de várias espécies de abelhas, tanto com ferrão quanto sem ferrão, além de própolis, sabonetes com própolis e mel, extrato de própolis, mel com própolis, mel de abelhas da espécie Apis, embalado em garrafas, e mel com sabor suave. Participar dessa feira tem sido uma benção, e o nosso compromisso é incentivar uma vida sustentável, sem o uso de produtos tóxicos, e mostrar, na prática, os benefícios das abelhas, muitas vezes desconhecidos além da teoria. Esperamos que nossas vendas superem nossas expectativas, que são altas”, afirmou.

Para o produtor de Cruzeiro do Sul, Vicente Natanael, participar pela primeira vez da Expoacre tem sido uma experiência única, e a oportunidade em expor seus conhecimentos e produtos é valiosa. “A feira não representa apenas uma questão financeira. O trabalho com as abelhas envolve também a agricultura e a preservação de uma tradição, além de ser uma oportunidade para demonstrar o potencial dos apicultores de Cruzeiro do Sul. O governo tem ajudado muito e incentivado os produtores desse ramo, não só na realização da exposição, mas também no apoio com vestuário, alimentação e equipamentos, como as caixas de abelha. Além disso, teremos a oportunidade de participar de um curso”, disse.

O espaço tem sido bastante visitado e apreciado pelo público, atraindo a atenção de quem valoriza produtos naturais e quer conhecer de perto o trabalho dos produtores locais. O empresário Paulo Freire da Silva, se encantou com os sabores e a diversidade.
“Essa iniciativa do governo em trazer o produtor para perto das pessoas é bastante positiva, pois visa promover os produtos locais. É notável a importância dessa feira, principalmente no que diz respeito ao mel produzido em vários municípios. Um exemplo são os produtores do Bujari, que aqui estão demonstrando um grande potencial, pra ao apresentar suas novidades, despertando nosso interesse”, disse.

A dona de casa Taísa Geovana Souza da Silva prestigiou o espaço do mel. Encantada com a variedade de produtos e a receptividade dos expositores, ela destacou a importância do produto e da iniciativa. “A feira está sendo excelente, com muitas novidades e momentos interessantes. Estou apreciando bastante, achando tudo muito estimulante. Já experimentei os produtos que estão sendo expostos e comercializados neste espaço e achei ótimos. Nós usamos o mel em várias ocasiões, tanto na alimentação do dia a dia quanto em receitas caseiras e até para cuidados com a saúde. É um produto versátil e natural, que não pode faltar em casa”, ressaltou.

Com forte presença do público e negócios sendo fechados, a participação da cadeia produtiva do mel na Expoacre comprova que investir na apicultura é garantir renda, sustentabilidade e sabor à mesa do acreano.