Cafés do Acre estão entre os 100 melhores do Brasil em prêmio nacional

O Acre segue ganhando espaço na cafeicultura de qualidade e, desta vez, quatro produtoras do estado conquistaram destaque no Florada Premiada 2024, considerado o maior concurso de cafés produzidos por mulheres no Brasil. A premiação reconhece não apenas a excelência dos grãos, mas também o protagonismo feminino no setor. O resultado foi divulgado pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), nesta sexta-feira, 19, e coloca novamente o Acre no mapa dos cafés especiais.

Duas das produtoras premiadas são do município de Porto Acre, que vem se consolidando como polo de destaque nesse mercado. Com cafés cada vez mais reconhecidos, o estado reforça sua capacidade de competir nacionalmente, unindo qualidade, técnica e tradição. O secretário de Agricultura, Luís Tchê, comemorou a conquista e ressaltou que o governo vem oferecendo suporte técnico e estrutural para fortalecer a cadeia produtiva. “Essas mulheres levaram o nome do Acre para um dos concursos mais importantes do Brasil, e isso é motivo de muito orgulho para todos nós”, disse.

Entre as representantes acreanas estão Maria do Socorro Pontes e Nathalia Santos, de Porto Acre; Laires Maria Nascimento das Chagas, de Cruzeiro do Sul; e Belmina Oliveira da Silva Santos, de Brasileia. Maria do Socorro, emocionada com a conquista, contou que a inscrição no concurso quase não aconteceu. “Foi só de última hora que deu certo. Então, chegar a esse resultado foi realmente uma surpresa muito especial”, relatou.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre