O vereador Vereador Jorgion Ferreira solicitou na Sessão Ordinária desta quarta-feira (10), via Indicação de Nº 108/2025 o título de cidadão tarauacaense para o senador Alan Rick.
A justificativa é que o senador Alan Rick tem se destacado por seu compromisso com o desenvolvimento do Estado do Acre e, em especial, do Município de Tarauacá. Ao longo de sua trajetória pública, tem demonstrado apoio às demandas da população tarauacaense, contribuindo com a destinação de recursos, fortalecimento de políticas públicas e incentivo a projetos sociais e estruturantes no município.

Seu trabalho voltado ao bem-estar coletivo, aliado à atenção às necessidades regionais e busca constante por melhorias nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e apoio às comunidades tradicionais, fazem com que seja reconhecido como verdadeiro parceiro de Tarauacá.
SENADOR ALAN RICK
Acreano de Rio Branco, Alan Rick Miranda nasceu em 23 de outubro de 1976. É jornalista, administrador de empresas com habilitação em Comércio Exterior e pós-graduado em Jornalismo Político. Também é poeta e cronista, com dois livros publicados.
Antes de ingressar na vida pública, construiu uma carreira sólida no jornalismo acreano, com passagens pela TV Acre (Globo) e pela TV Gazeta (Record), onde apresentou por quase 20 anos o programa Gazeta Entrevista, consolidando-se como uma das vozes mais influentes da comunicação no estado.
Na política, foi deputado federal por dois mandatos consecutivos (2015–2018 e 2019–2022) e, em 2022, foi eleito senador da República com 154.312 votos, o equivalente a 37,46% dos votos válidos.
Ao longo da trajetória, o senador tem pautado sua atuação pela defesa da vida, da família e da liberdade. No primeiro mandato como deputado federal, criou e presidiu a Frente Parlamentar em Defesa da Vida e da Família, tendo papel decisivo na defesa do Estatuto da Família e do projeto Escola Sem Partido, que buscou combater a doutrinação ideológica e a ideologia de gênero nas escolas.
Também se destacou na luta contra a erotização infantil e o uso de materiais didáticos inadequados em sala de aula. Sua atuação contribuiu para o arquivamento do PL 5002/2013, que previa a cirurgia de mudança de sexo em crianças sem o consentimento dos pais. É contrário ao aborto e à descriminalização da maconha.
Entre suas conquistas legislativas, é autor da Lei do Revalida, que tornou obrigatória a realização bimestral do exame de revalidação de diplomas de médicos formados no exterior, e da Lei que instituiu o Dia Nacional da Fibromialgia (12 de maio). Foi responsável por emenda à nova Lei Geral do Turismo que autorizou o uso de recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para subsidiar o preço do querosene de aviação nos estados da Amazônia Legal. O subsídio deve ser regulamentado pelo governo federal, o que deverá reduzir custos e melhorar a conectividade aérea na região.
Além disso, Alan Rick é relator do Código de Defesa do Empreendedor e foi relator do projeto que instituiu o Estatuto da Simplificação das Obrigações Tributárias Acessórias, reforçando seu compromisso com o ambiente de negócios, a liberdade econômica e a redução da burocracia no país.
No Senado Federal, segue defendendo pautas como:
• Liberdade econômica e livre iniciativa
• Saúde pública de qualidade e acessível
• Reestruturação do Estado brasileiro
• Reforma Tributária justa e desburocratização
• Combate ao autoritarismo e aos abusos de autoridade
• Reequilíbrio das competências entre os Três Poderes
O parlamentar acreano também presidiu a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal (biênio 2023–2024), período em que priorizou o fortalecimento do setor agropecuário, a regularização fundiária, o licenciamento ambiental responsável e a aprovação de projetos estratégicos para o desenvolvimento do campo.
Hoje, o senador segue atuando com firmeza, técnica e diálogo para promover desenvolvimento sustentável, justiça social e oportunidades reais para o povo acreano e brasileiro.
Diante de sua dedicação, esforço e relevantes serviços prestados ao nosso povo, a homenagem proposta é justa e representa o reconhecimento público por parte desta Casa Legislativa.
A solicitação foi aprovada por unanimidade por todos os vereadores presentes.



