A governadora em exercício Mailza Assis (Progressistas) e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, deputado Luiz Gonzaga (PSDB), lideram uma delegação de pelo menos 100 pessoas, que viajam em um comboio de 50 veículos pela BR-364 desde o início desta sexta-feira (30).
A delegação inclui políticos estaduais e federais, com representantes da Câmara Federal, como Socorro Neri e Zezinho Barbary, ambos do PP, e do Senado, representado por Sérgio Petecão (PSD-AC). Além de políticos, fazem parte do grupo também profissionais de engenharia e dirigentes de órgãos como a CGU (Controladoria da União) e o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes).
A primeira paragem será em Sena Madureira, onde serão recebidos por Mazinho Serafim (Podemos). O almoço será no Feijó, onde o grupo será recebido pelo prefeito Kiefer Cavalcante (Progressistas). O jantar está previsto para acontecer em Cruzeiro do Sul, onde serão recebidos pelo prefeito Zequinha Lima (Progressistas).
Segundo o primeiro-secretário da Aleac, Nicolau Júnior, a decisão de organizar a caravana para percorrer os 672 km entre a capital e o Juruá foi tomada para que os legisladores, governantes, federações e órgãos de controle pudessem ver de perto a atual situação da rodovia .
“A recuperação da estrada é uma das obras mais importantes em andamento no estado. Vamos verificar o trabalho das frentes de serviço e mapear junto com o DNIT os pontos que precisam das obras mais urgentes. Eu sou do Juruá e sei da importância dessa estrada pra quem mora lá. Os preços subiram na região justamente por causa das condições da rodovia. Vamos unir forças para tornar a 364 trafegável novamente“, disse Nicolau.
A Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) elaborará um relatório técnico com base na visita e o colocará à disposição da delegação federal para garantir mais recursos financeiros para as obras em andamento. A afirmação é do presidente da Casa, Luiz Gonzaga.