Delícia!

Chef acreano ensina a fazer um delicioso bolo de pamonha para festas juninas

Fogueiras, cantigas, danças e comidas típicas, quem não gosta de um bom arraial? A festa que é celebrada em todo o país tradicionalmente no mês de junho celebra os dias de São Pedro, Santo Antônio e São João, mas por fim, tem a finalidade de trazer alegria para todas as idades.

É nesse ritmo de festa que o Chef Raimundo Ananias ensina a fazer um delicioso bolo de pamonha, já que o milho é um ingrediente essencial para quase todas as receitas de festa junina, o bolo é muito fácil de fazer e tem o custo médio de apenas nove reais, não precisa ser experiente em bolos, apenas saber utilizar um liquidificador .

Para o bolo você precisará de:

1 lata de milho verde
1 medida da lata de farinha de milho
1 medida da lata de leite
1 medida da lata de açúcar
1/2 medida da lata de óleo de cozinha
50 g de coco ralado
1 colher de sopa de fermento químico
4 ovos

O bolo é uma mistura de farinha de milho com milho verde,  a primeira dica do chef é utilizar farinha de milho do tipo flocão, para dar um sabor melhor e o bolo ficar um pouco mais crocante, a combinação desses dois ingredientes vai dar um gostinho especial que lembra a tão querida pamonha.

Depois de retirar o milho verde da lata, não jogue ela fora, você vai usá-la para medir as porções de farinha de milho, leite, açúcar e óleo, já que nem todo mundo possui uma balança de cozinha em casa, fica mais fácil de se entender a receita. Primeiramente você pega uma fôrma e unta com manteiga e farinha de trigo, para fazer um bolo de liquidificador, o chef ainda conta um segredo, primeiro você bate os 4 ovos com uma pitada de sal por um minuto no liquidificador, isso vai fazer com que as propriedades de cheiro dos ovos saiam evitando que o gosto passe para o bolo, dessa forma não há necessidade de acrescentar raspas de limão à receita.

A esquerda temos foto dos ingredientes utilizados, no centro o ponto da massa depois de batido no liquidificador e a direita, a massa já na fôrma.

Após bater os ovos por um minuto em velocidade um, você acrescenta o leite líquido já na quantidade da lata do milho, em seguida acrescente o próprio milho verde, o açúcar, a farinha de milho, o fermento e o coco ralado, bata por cerca de 30 segundos e depois acrescente o óleo de cozinha e volte a bater em velocidade máxima por mais aproximadamente um minuto.

Segundo o chef, o bolo é fácil, rápido e barato de se fazer e ainda pode ser vendido pelo valor de R$ 30,00

Após isso é só colocar na sua fôrma já untada e levar ao forno pré-aquecido em 180ºC, o chef destaca a importância do forno já está pré-aquecido para que o fermento possa reagir. Para saber se o bolo está pronto, é só seguir a dica que sua vó sempre dava, coloque um palito no meio dele, se sair limpo pode apagar o fogo.

Raimundo Ananias é chef de cozinha, professor de culinária e fisioterapeuta