A China, maior compradora global de soja, importou 12,28 milhões de toneladas em agosto, um novo recorde para o mês, segundo dados divulgados nesta segunda-feira, 08, pela Administração Geral de Alfândega. O volume representa alta de 1,2% em relação aos 12,14 milhões de toneladas registrados no mesmo período de 2024. Em valores, as compras somaram US$ 5,45 bilhões no oitavo mês do ano.
Na comparação com julho, as importações avançaram 5,2%. No acumulado de janeiro a agosto de 2025, o total importado atingiu 73,31 milhões de toneladas, crescimento de 4% frente ao mesmo intervalo do ano passado.
O Brasil segue como principal fornecedor. Dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) apontam que, em agosto, 85% da soja exportada pelo país teve como destino a China. No acumulado do ano, a participação é de 76,3%.
Por outro lado, especialistas indicam que a China ainda não reservou nenhuma compra de soja dos Estados Unidos para o período da safra norte-americana (setembro a janeiro). Esse movimento preocupa os agricultores dos Estados Unidos.