Na noite desta terça-feira (11), em Brasília (DF), foram revelados os vencedores nacionais do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que destacou boas práticas municipais de desenvolvimento e fortalecimento do empreendedorismo. Dos 240 projetos finalistas, os vencedores em cada uma das 10 categorias da premiação foram anunciados, contando com a participação de representantes municipais de todas as Unidades da Federação.
A cerimônia reuniu gestores públicos, lideranças e autoridades que acreditam no potencial do empreendedorismo para transformar realidades. O presidente do Sebrae Nacional, Décio Lima, ressaltou a responsabilidade dos vencedores: “Aqui está a grande solução para um país inclusivo, que possa distribuir renda e eliminar problemas ainda visíveis em nossas cidades”.
A edição deste ano recebeu mais de 2,5 mil inscrições, cerca de mil a mais que a premiação anterior, e introduziu duas novas categorias: Inclusão Produtiva e Empreendedorismo Rural. A Prefeitura de Porto Murtinho (MS) foi a grande vencedora da categoria Inclusão Produtiva, enquanto Rolim de Moura (RO) conquistou o prêmio na categoria Empreendedorismo Rural com o projeto “Suinocultura Sustentável: a força do crescimento regional”.
Etapa estadual
No âmbito estadual, Tarauacá e Cruzeiro do Sul também foram premiadas no mês passado. Tarauacá venceu na categoria Empreendedorismo Rural com um projeto de resgate do cultivo do abacaxi gigante. Cruzeiro do Sul foi laureada na categoria Inclusão Produtiva pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que promove a inclusão social e produtiva de pequenos agricultores.