O senador Ciro Nogueira (PP-PI) fez duras críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (8), após o petista reagir a uma declaração do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em recente manifestação, Trump pediu que “deixem Jair Bolsonaro em paz”, em referência aos processos enfrentados pelo ex-presidente brasileiro. Lula, por sua vez, respondeu dizendo que não aceitará “interferência externa”.
Em vídeo publicado no Instagram, Ciro classificou como “incoerente” o posicionamento de Lula e acusou o presidente de adotar dois pesos e duas medidas quando o assunto é soberania nacional. O senador lembrou que o petista já se envolveu em questões de outros países, como no caso da ex-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, que enfrenta investigações judiciais no país vizinho.
“Soberania nacional só vale quando interessa ao Lula, até para defender criminoso. Na Argentina, Lula não tem problema de se meter no país dos outros e dizer que uma ex-presidente está sendo perseguida pela justiça”, declarou Nogueira. “Mas aqui, quando Trump mostrou a realidade que todo mundo assiste, que é a perseguição ao presidente Bolsonaro, aí o Lula diz que é violação da soberania. É muita cara de pau”, completou.