A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro informou, por meio de suas redes sociais, que a cirurgia do ex-presidente Jair Bolsonaro já foi concluída. “Procedimento finalizado”, escreveu. “Graças a Deus, agora aguardamos ele subir para o quarto.”
A operação em Bolsonaro ocorreu no Hospital DF Star, em Brasília, em continuidade ao tratamento para conter crises persistentes de soluço. A intervenção consistiu em um bloqueio anestésico do nervo frênico no lado esquerdo. No sábado 27, ele passou pelo mesmo procedimento no lado direito.
Mais cedo, Michelle já havia comunicado o início do procedimento. “Meu amor acabou de ir para o centro cirúrgico para realizar o segundo procedimento de bloqueio anestésico do nervo frênico”, disse. “Peço que estejam em oração por ele e por toda a equipe médica.”
Cirurgia de Bolsonaro
O bloqueio do nervo frênico esquerdo já estava programado como etapa complementar do tratamento, necessária para avaliar os resultados do procedimento. O método é para casos de soluços refratários, quando o tratamento clínico com medicamentos não é eficaz.

O nervo frênico controla os movimentos do diafragma, e o bloqueio anestésico reduz temporariamente a condução dos impulsos nervosos, interrompendo as contrações involuntárias que provocam o soluço. O procedimento não causa paralisia permanente nem afeta a respiração de forma definitiva.
Bolsonaro havia sido internado inicialmente para correção de uma hérnia inguinal bilateral, realizada na quinta-feira 25. As crises de soluço levaram à realização dos procedimentos complementares. A equipe médica prevê que o ex-presidente permaneça internado por pelo menos 48 horas para acompanhamento pós-operatório.

