Para estimular as relações comerciais com os países vizinhos, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), montou o Espaço Internacional na Expoacre 2024, destinado aos mais de 40 empresários do Peru e Bolívia que trouxeram diversos produtos no ramo do agronegócio, setor de alimentos, serviços ambientais e logística.
A representante de empresas que vieram de Pando e Santa Cruz de la Sierra, Anelisa Lazaro, conta que os comerciantes oferecem serviços e produtos na Expoacre com a intenção de fechar parcerias com os empresários brasileiros da região.
“Trouxemos empresas que trabalham com o setor florestal, setor de comercialização de frutos amazônicos, gestão empresarial, representação de empresas brasileiras na Bolívia, madeira e bônus de carbono da Amazônia”, contou Anelisa.
O representante do Ministério da Agricultura do Peru, Luiz Llanos, explicou que vieram do país 15 expositores com produtos de diversos segmentos. “Estamos trazendo produtores da pequena e média agricultura familiar do sul do Peru. Com produtos como queijo artesanal, frutas frescas e desidratadas e temperos, estamos no espaço andino da Feira”.
“O espaço internacional foi idealizado especialmente para o Peru e para a Bolívia, que são os países vizinhos que fazem parte desse contexto que o governo do Estado está trabalhando, de integração econômica e aliado com a rota interoceânica”, destacou o secretário.
O gestor acrescentou ainda que, o Estado vem articulando, com o governo federal e países vizinhos, principalmente nas regiões de fronteira, eventos e encontros internacionais, com duas principais estratégias.
“Uma [estratégia] é o que nós chamamos do projeto de fortalecimento da rota interoceânica, e, dentro desse fortalecimento, o governo do Estado partiu para uma ação de criar um comitê inter-regional e o comitê transfronteiriço, envolvendo o Acre, Rondônia e estados do Peru e Bolívia. A outra ação tem sido a promoção de negócios, principalmente articulada pela Anac [Agência de Negócios do Acre] , em que estamos trabalhando na realização de estandes de promoção dos negócios do Acre nos eventos”, disse.
Salinas detalhou o trabalho de articulação que vem sendo realizado entre os países . Foto: Jean Lopes/EmaterO representante da Andino Importação e Exportação, Alejandro Salinas, abordou as articulações de negócios que estão sendo promovidas entre os países. “Estamos fazendo um trabalho com a Seict, sobre esse corredor interoceânico e esse comércio bilateral entre ambos países. Então a gente, do lado de cá, trabalha com o governo do Estado, e do lado de lá, com os governos de Cusco, Madre de Deus, Puno e algumas prefeituras. Então esse trabalho inicialmente é para fomentar a venda de produtos de ambos estados para os seus vizinhos países”, destacou.