Com nova portaria, produtores rurais podem fazer registro no Cadastur e fomentar turismo rural no Acre

O Ministério do Turismo publicou uma nova portaria que permite produtores rurais e agricultores familiares a fazer registro no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), ampliando o grupo de prestadores de serviço turístico. A medida marca um avanço no turismo rural no país, principalmente no Acre, onde há diversas cadeias produtivas, como café, soja, entre outras.

De acordo com o diretor de Turismo da Sete, Jackson Viana, a iniciativa fomenta o segmento no Acre, onde o turismo rural tem grande potencial. “Esse é um segmento muito importante no Brasil, especialmente nessa região, onde temos produtores, agricultores, familiares e até mesmo proprietários de fazenda, desenvolvendo o turismo em suas propriedades. Essa produção que acontece nessas propriedades rurais é de muito interesse dos turistas nacionais e internacionais que vêm para o Acre”, destaca.

Jackson afirma ainda que com essa nova classificação, o Cadastur dá a oportunidade de identificar os produtores como prestadores de serviço turístico e ressalta a possibilidade de estabelecer novas rotas turísticas. “Nós temos a possibilidade da consolidação de alguns roteiros e rotas, como estamos trabalhando atualmente a possibilidade da institucionalização da Rota do Café, e a partir disso, nós vamos conseguir identificar e mapear essas propriedades, onde é possível desenvolver o turismo”, explica.

Para Priscila Fernanda Brito, chefe da Divisão do Cadastur da Sete, a mudança é uma forma de impulsionar um segmento que cresce rapidamente no Brasil:

“O turismo rural é um segmento onde os turistas podem visitar fazendas, produções, conhecer um pouco do dia a dia e da vivência do produtor rural. O segmento vem crescendo bastante dentro do nosso país e com forte potencial dentro do nosso estado, onde temos produtores de café, laticínios, cachaça, vinho, açaí e outros, que o turista pode ir até esses locais e conhecer”, afirma.

De acordo com Priscila, os produtores que se cadastrarem podem garantir benefícios, além de visibilidade, crescimento, financiamento e promoção turística. “O Ministério do Turismo enxergou essa potencilidade do turismo rural e, por meio do cadastro, vai beneficiar os produtores rurais e agricultores familiares. 

O que é o Cadastur?

O Cadastur é um registro do Ministério do Turismo, por meio do qual é possível que o governo tenha um mapeamento dos empreendimentos do segmento. O certificado do cadastro, emitido pelo MTur, permite ao prestador atuar legalmente, de acordo com a lei do turismo. O cadastro é obrigatório para diversas categorias de prestadores de serviços, como agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo, transportadoras turísticas, entre outros.

O empreendedor que realizar o registro poderá ter acesso a diversos benefícios e vantagens, como financiamento por meio de bancos oficiais; apoio em eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo; incentivo à participação em programas e projetos do governo federal; participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo; e visibilidade nos sites do Cadastur e do Programa Viaje Legal.

Foto: Ilustração/Sete
Foto: Ilustração/Sete
Foto: Ilustração/Sete
Foto: Ilustração/Sete
Foto: Ilustração/Sete

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre