Comitiva de Ariquemes vem em Rio Branco para acompanhar experiências de produção agroflorestal

Uma comitiva do município de Ariquemes, interior de Rondônia, está em Rio Branco acompanhando as experiências bem-sucedidas de incentivo à produção agroflorestal. O grupo é formado por dois secretários municipais, três vereadores e um servidor público.

Nesta terça (27), eles visitaram o Pólo Agroflorestal Geraldo Fleming, na zona rural de Rio Branco, uma das oito grandes unidades desse tipo assistidas pela prefeitura.

Lá, os rondonienses conheceram produções familiares de hortifruti, além da assistência dada pela prefeitura para garantir o cultivo e o escoamento dos produtos.

O secretário de Agricultura, Indústria e Comércio de Ariquemes, Antônio Marcos, destacou o que Rio Branco tem a oferecer ao município rondoniense em políticas produtivas. “É uma gestão que trabalha com desenvolvimento na agricultura familiar com uma preservação ambiental muito forte. Esse é o foco que estamos buscando”.

Vilmar Ferreira, secretário de Meio Ambiente de Ariquemes, quer levar a prática dos sistemas agroflorestais, comuns no Acre, aos produtores rurais do estado vizinho. “Mostrar que um cupuaçu plantado dentro da floresta, associado a outros cultivos, também produz com qualidade. Essas experiências são muito interessantes, mas são raras em Rondônia”.

A produção rural é um dos pilares da gestão do prefeito Tião Bocalom. A Secretaria Municipal de Agropecuária (Seagro) oferece assistência técnica e estimula a produção por meio da distribuição de insumos e equipamentos. Além disso, garante o transporte dos itens das propriedades rurais aos mercados da cidade.

A comitiva foi composta ainda pelo presidente da Câmara dos Vereadores de Ariquemes, Renato Padeiro, que reforçou a importância do intercâmbio. “Tenho certeza que após essa visita técnica levaremos bons frutos à nossa cidade para que a produtividade da nossa agricultura possa aumentar ainda mais”. Outros dois parlamentares do município, Loro da Sucam e Lano Matias, também participaram da agenda.

Após a visita ao Pólo Agroflorestal Geraldo Fleming, a comitiva foi até o Mercado Municipal Elias Mansour, no Centro de Rio Branco, para ver o destino da produção rural da capital. Toda a agenda foi acompanhada pelo secretário de Agropecuária (Seagro) de Rio Branco, Eracides Caetano. Ele destacou o aumento na distribuição da produção rural aos mercados da cidade.

“Hoje, na parte de hortaliça, nós estamos com quase 100% de cobertura de consumo. Ou seja, o consumidor vai a qualquer mercado do município e encontra o produto. Isso se dá graças a todos esses polos que a gente tem”, concluiu Eracides.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre