Pular para o conteúdo

Comitiva de produtores acreanos participa de palestras sobre café e cacau na Rondônia Rural Show

Nesta terça-feira, 23, segundo dia da 10ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, uma comitiva composta por produtores acreanos participou de palestras sobre o café e o cacau com Hélio Dias, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON).

“Vamos levar o melhor de Rondônia, que hoje é o maior produtor de café robusta do Brasil, para o Acre”, pontuou Hélio. 

Segundo Assuero Veronez, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC), “é importante esse intercâmbio e a presença dos presidentes dos sindicatos para que a gente promova outros cultivos, principalmente para os pequenos”. 

Produção de café em Rondônia

Com uma produção altamente sustentável, Rondônia é o quinto maior produtor nacional de café, com pelo menos 75 mil hectares plantados, com uma média de 120 por hectares de produção. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção deve atingir 2,94 milhões de sacas na safra de 2023.

A estimativa no aumento da produção é motivada por questões como condições climáticas favoráveis na maioria das regiões produtoras somado a o crescimento da produção a substituição de lavouras antigas, implantadas com sementes e com baixo padrão tecnológico, para outras de café clonal.

Produção de cacau

Na mesma perspectiva do café, Rondônia também vem se destacando no mercado nacional com a qualidade do fruto. Os números o tornam o segundo maior produtor de cacau da Região Norte e o terceiro do Brasil, perdendo apenas para a Bahia e o Pará. Segundo Hélio Dias, o crescimento da cultura ocorreu na base de 50 mil hectares em 5 anos.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre