A tragédia que já deixou 57 mortos no Rio Grande do Sul tem mobilizado por todo o país uma série de iniciativas de ajuda às vítimas.
Além de órgãos federais e das Forças Armadas, diferentes estados do país têm enviado equipes de bombeiros e policiais para auxílio nos resgates.
Também estãosendo arrecadados itens como alimentos, roupas e produtos de higiene para o envio às pessoas que sofrem com as enchentes no estado gaúcho.
Doações em dinheiro
O governo gaúcho informou que reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande doSul.
Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária aberta pelo banco Banrisul.
Os recursos, segundo o governo estadual, serão integralmente revertidos para o apoio humanitário às vítimas das enchentes e para a reconstrução da infraestruturadas cidades.
Doações de Pessoas Jurídicas
O governo doRio Grande do Sul informou ainda que empresas, grupos de serviço e organizaçõesque desejarem enviar doações às vítimas deverão contatar previamente a DefesaCivil estadual pelo telefone 51 3120 4255, para tratativas envolvendo alogística do material.
Defesa Civil do Rio Grande do Sul atualiza lista de doações
Na tardedeste sábado (4), a Defesa Civil ampliou a lista de itens que podem ser doados na Central Logística, que fica na avenida Joaquim Porto Villanova, 101, JardimCarvalho, em Porto Alegre.
O posto estárecebendo os seguintes materiais:
– Colchões (novos ou em bom estado)- Roupa de cama- Roupa de banho- Cobertores- Água potável- Ração animal- Cestas básicas fechadas
O órgão informou, no entanto, uma lista de itens que não estão sendo recebidos no local:
– Roupas e calçados- Medicamentos- Móveis e utensílios domésticos
Iniciativas de ajuda em outros estados
Por todo o país, governos estaduais estão disponibilizando campanhas para arrecadação de doações para as vítimas das chuvas.
Em São Paulo, por exemplo, o Fundo Social de São Paulo (FUSSP) e a Defesa Civil doEstado irão iniciar neste domingo (5) uma campanha humanitária em prol dasvítimas das chuvas.
A ação doGoverno de SP tem como objetivo arrecadar água potável, itens de higiene elimpeza para fornecer assistência às comunidades afetadas.
As doaçõesdevem ser entregues no depósito do Fundo Social, localizado na Avenida Marechal Mário Guedes, 301, no bairro do Jaguaré na Capital. O local estará aberto apartir das 8h deste domingo (5) para receber as doações. Durante a semana, as doações poderão ser entregues das 8h às 17h no mesmo local.
Já o Governodo Paraná informou que, até a próxima quarta-feira (8), podem ser doados alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza, bem como colchões, colchonetes e cobertas.
As doações podem entregues pela população em qualquer quartel do Corpo de BombeirosMilitar no Estado.
O governo paranaense informou ainda que o estado vai enviar na segunda-feira (6), quatro caminhões-baú daCoordenaria Estadual da Defesa Civil com colchões e kits dormitório (composto por cobertor, travesseiro, lençol e fronha) para atender as pessoas desabrigadas.
Além disso, a Sanepar, companhia de saneamento do estado, doará 3 mil caixas, com 144 mil copos d’água potável para o consumo da população que sofre com as chuvas.