Como será que votam os senadores acreanos no possível impeachment de Alexandre de Moraes?

Em meio às discussões sobre um possível impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, senadores acreanos estão divididos em suas posições. O movimento liderado por parlamentares de oposição argumenta que o magistrado estaria “violando a Constituição” e prejudicando a democracia com suas ações. Segundo eles, algumas decisões recentes de Moraes representariam uma ameaça às liberdades e ao equilíbrio entre os poderes.

De acordo com levantamento do site votossenadores.com.br, atualizado até quinta-feira, 5, 28 senadores declararam voto favorável ao impeachment de Moraes, enquanto 37 seguem indecisos e 16 se posicionaram contra.

Entre os senadores do Acre, Alan Rick e Marcio Bittar, ambos do União Brasil, aparecem como favoráveis ao impeachment. Já Sérgio Petecão (PSD) figura na lista dos indefinidos.

Em pronunciamento no Plenário do Senado, Alan destacou a importância do Senado agir frente ao que ele considera como ameaças à democracia. “É dever do Senado Federal agir diante das graves ameaças à nossa democracia. Hoje, no Plenário do Senado, reafirmei meu total apoio às medidas necessárias para que a democracia seja restabelecida. Se necessário, que se coloque em julgamento o ministro Alexandre de Moraes. O Senado precisa ouvir o clamor do povo por justiça, paridade e respeito”, afirmou.

Bittar, também crítico das decisões de Moraes, classificou as ações do ministro como autoritárias. “Não podemos rebaixar uma nação de mais de 210 milhões de brasileiros aos desejos de um só homem. Não podemos deixar que tirem nossa liberdade de pensamento e de expressão. Vamos nos levantar contra isso. Milhões de brasileiros vamos brecar este caminho rumo ao autoritarismo”, disse.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre