Concessão no Rio Madeira deve ampliar escoamento e cortar custos logísticos

Estudos apontam queda de até 24% no frete com dragagem contínua, melhorias de sinalização e operação noturna segura.

A concessão da Hidrovia do Rio Madeira, no trecho que liga Porto Velho a Itacoatiara, pode reduzir o custo do frete em até 24%, segundo estudos da Antaq e da Infra S.A divulgados pela CNN. A proposta prevê uma operação mais eficiente, capaz de manter o rio navegável por mais dias ao ano, inclusive à noite, mesmo em períodos de estiagem.

Atualmente, durante a seca, embarcações como barcaças precisam diminuir drasticamente o volume transportado para evitar o risco de encalhe. Em 2024, a estiagem severa chegou a paralisar o escoamento de grãos pelo Madeira, obrigando empresas a deslocar cargas para portos do Sul e Sudeste, elevando custos e afetando prazos logísticos.

O projeto estabelece um calado mínimo de três metros, que seria mantido por meio de dragagens constantes e modernização da sinalização náutica. Para custear os investimentos, foi sugerida uma tarifa de R$ 0,80 por tonelada transportada, sem cobrança para ribeirinhos e pescadores. A expectativa é alcançar até 21 milhões de toneladas movimentadas, com aportes privados de cerca de R$ 109 milhões até o quarto ano de contrato.

Mesmo com a perspectiva de ganhos logísticos, o processo enfrenta resistência de parte da bancada do Amazonas no Senado, que já se posicionou contra o modelo de concessão. O governo, porém, projeta realizar o leilão em 2026, dentro do planejamento do Corredor Logístico Norte.

A hidrovia é considerada estratégica para o escoamento de produtos como soja, milho e açúcar oriundos do Mato Grosso, além de atender transporte de passageiros e cargas que seguem em direção ao Centro-Oeste.Com informações da CNN Brasil.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre