Congresso Nacional da Carne: João Martins cobra renovação da pecuária e valorização da carne brasileira

A abertura do Congresso Nacional da Carne (Conacarne), realizada nesta quinta-feira (18) em Belo Horizonte (MG), reuniu lideranças do agronegócio para debater o futuro da pecuária de corte no país. Promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) em conjunto com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg), o evento foi marcado por discursos em defesa da qualidade da carne brasileira e da conquista de novos mercados, além de críticas aos setores que questionam a sustentabilidade da atividade.

O presidente da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, criticou o que chamou de discurso ideológico negativo sobre a pecuária. Segundo ele, o setor é sustentável e competitivo, responsável por gerar riqueza e oportunidades sem distinção. “Esse discurso ideológico é pressão externa, porque nós somos altamente competitivos e vamos ocupar mercados de outros países. […] Nós não estamos discutindo ideologia A e B nessa polarização terrível que está no Brasil. Estamos dizendo que esse setor ajuda todos indiscriminadamente”, afirmou.

Também presente na abertura, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), destacou ações do seu governo voltadas para a segurança no campo, a redução da burocracia e a recuperação de áreas degradadas. Ele defendeu que a produtividade pode avançar sem necessidade de desmatamento, preservando o meio ambiente. Já o presidente da CNA, João Martins, reforçou a importância de modernizar a pecuária para oferecer carne de qualidade ao mercado interno e externo. “Nós precisamos produzir para que lá fora comam carne de qualidade, mas que o brasileiro aqui também coma carne de qualidade”, disse.

O Acre também marcou presença no evento. O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), Assuero Veronez, o vice-presidente Edivan Azevedo e o superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Acre (Senar-AC), Mauro Marcello, representam o setor agropecuário acreano no Conacarne. Realizado no Expominas, o congresso segue até sexta-feira (19) e reúne produtores, especialistas e lideranças de todo o país para debater inovações, desafios e estratégias de fortalecimento da cadeia produtiva da carne.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre