Conta de luz sobe mais do que o dobro da inflação em 7 anos

Desde 2015, a conta de luz dos brasileiros subiu mais do que o dobro da inflação. Os dados são da Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) e foram obtidos pelo Estadão/Broadcast.

A Abraceel aponta que a tarifa residencial acumula alta de 114% – ante 48% de inflação no mesmo período, uma diferença de 137%. Além das correções anuais nas tarifas, os últimos anos têm sido marcados pela criação de novos encargos e custos diretamente repassados para os consumidores. 

O aumento nos últimos anos resulta do crescimento de encargos e subsídios (desconto a um setor ou um grupo, com custo dividido com os demais), da necessidade de usar termoelétricas, que geram energia mais cara, e do modelo de contratação de energia. 

Conta de energia mais cara no Acre

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou no início de dezembro o reajuste das tarifas de energia do Acre. Os novos índices já entraram em vigor.

Atendidos pela Energisa, as 280 mil unidades consumidoras atendidas pela distribuidora no Acre sofrerão efeito médio de 9,9%. Para os consumidores de baixa tensão, o efeito médio é de 10,36% e de alta tensão, 7,65%.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre