A Cooperativa Agropecuária Regional do Alto Acre (Cooperagro), filiada à OCB, parabenizou nesta quarta-feira (9) a formalização da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Banco da Amazônia (Basa). O convênio prevê um investimento de R$ 82 milhões com impacto direto sobre a agricultura familiar e as exportações no Acre.
A iniciativa tem como objetivo impulsionar as cadeias produtivas de proteína animal no estado, com foco especial na criação de suínos e aves. Cada produtor poderá receber investimentos superiores a R$ 400 mil, destinados à construção de estruturas para terminação de suínos — com capacidade para mil animais por galpão — e de criação de aves, com até 35 mil animais por unidade.
O projeto prevê, ao todo, o financiamento de 250 galpões para suínos e 40 para aves. Nesta primeira etapa, os recursos já estão disponíveis para 50 galpões de suínos e 20 de aves.
Para o suinocultor Fernando Lage, a iniciativa representa um marco para o setor na região do Alto Acre. “Evento muito oportuno para alavancar a suinocultura e avicultura do Alto Acre. Foi dito pelo presidente do Basa que os juros serão subsidiados para micro e pequeno produtor da agricultura familiar”, destacou.
Ainda segundo Lage, a operação contará com a interveniência da empresa Dom Porquito, que atuará como garantidora do pagamento das parcelas dos produtores integrados. “É uma espécie de consignado. Dos pagamentos aos produtores será descontado na fonte o valor da parcela de cada um, garantindo ao Basa um baixo risco na operação”, explicou.