A vigésima edição da Expo Juruá, maior feira de negócios e entretenimento do Vale do Juruá, acontece entre os dias 1º e 6 de julho de 2025, em Cruzeiro do Sul, e tem contado com a participação expressiva das cooperativas da região. O evento reúne expositores de diversos setores, promovendo a economia local e ampliando oportunidades de comercialização para empreendimentos da agricultura familiar, indústria, extrativismo e serviços.
Também presente na feira com estande institucional, o Sistema OCB, composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras no Acre (OCB/AC) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/AC), participa pelo segundo ano consecutivo oferecendo orientações, serviços e soluções voltadas ao fortalecimento das cooperativas da região, para a prestação destes serviços, a instituição levou para a feira equipe técnica especializada, além do superintendente, estão presentes todos os dias de feira os servidores Raifran Noronha e Dienifan Lima.

Serviços e soluções para o fortalecimento cooperativo
Localizado ao lado do espaço do Sebrae, o estande da OCB está aberto ao público, dirigentes e cooperados, oferecendo:
• Orientações sobre constituição de cooperativas;
• Apresentação do portfólio de soluções organizacionais e de desenvolvimento humano;
• Atualização cadastral de cooperativas;
• Aplicação do Diagnóstico Identidade, ferramenta estratégica para fortalecer a segurança jurídica e a sustentabilidade do modelo cooperativista.
O espaço também tem sido uma vitrine institucional para apresentar o papel da OCB e do Sescoop no desenvolvimento do cooperativismo no Acre.





Diversidade e qualidade: produtos cooperativos ganham vitrine na feira
A Expo Juruá 2025 reúne mais de 10 cooperativas da região, entre elas: Coopercafé, Central Juruá, Juruá Alimentos, Cooperfarinha, Cooperfam, CoopBajolas, Suaves Alimentos, Coopfrutos, Coopecuária, Coapex, Coopersonhos, Asamonia, Cooperacre e Coopercintra, além de cooperativas de crédito como Sicredi e Sicoob.
Os visitantes têm acesso a uma ampla variedade de produtos da agricultura familiar e do extrativismo: cafés especiais, farinha, farofa saborizada, castanha, palmito, frutas regionais e produtos processados de alto valor agregado, com destaque para a cadeia produtiva da cafeicultura e da mandioca.

Intercooperação e protagonismo cooperativo
O superintendente do Sistema OCB no Acre, Rodrigo Forneck, destaca a importância da participação das cooperativas na feira como uma oportunidade de integração, visibilidade e geração de negócios:
“Este ano temos dez cooperativas de diferentes ramos expondo e comercializando na feira. Estão presentes cooperativas da agricultura familiar, extrativismo, cafeicultura, produção de farinha, crédito e até reciclagem. A presença cooperativa é forte nos espaços da agricultura, da pesquisa e da indústria. A OCB está aqui para divulgar sua atuação na região e estreitar os laços com as cooperativas locais. Promovemos atendimentos importantes e, principalmente, incentivamos a intercooperação, criando conexões e negócios entre as cooperativas”, afirmou.
Forneck também destaca a relevância de divulgar ao público que muitos produtos consumidos são originários de cooperativas:
“É fundamental que a sociedade saiba que boa parte dos produtos que consome vem de cooperativas. Aqui, temos a chance de apresentar o protagonismo do cooperativismo no desenvolvimento econômico da região. O trabalho da Coopercafé, por exemplo, é um grande símbolo dessa transformação”, completou.


Representatividade regional fortalece o cooperativismo no Juruá
Outro aspecto ressaltado por Rodrigo Forneck é o avanço na representatividade regional dentro da OCB. Atualmente, o Juruá conta com três diretores eleitos na atual gestão do Sistema OCB/AC:
• Jonas Lima, diretor do Ramo Agropecuário;
• Sebastião Oliveira, diretor suplente de Produção;
• Adauto Messias, diretor suplente da Agricultura Familiar;
Além deles, Maria José (Veia) atua no Conselho de Ética.



“Essa representação fortalece o sentimento de pertencimento das cooperativas da região, que agora se veem refletidas na estrutura da OCB. Fizemos questão de apresentar nossos diretores como legítimos representantes do cooperativismo do Juruá às demais instituições, à imprensa e ao público. Isso contribui para consolidar o nome da OCB na região e impulsionar ainda mais o movimento cooperativista, que está em plena ascensão”, concluiu.
A presença ativa do Sistema OCB na Expo Juruá confirma o compromisso com o desenvolvimento regional sustentável, apoiando as cooperativas e promovendo uma economia mais justa, solidária e inclusiva no interior do Acre.
Texto: Andréia Oliveira
Fotos: Amanda Oliveira