O deputado federal Coronel Ulysses (União-AC), juntamente com o deputado federal Roberto Duarte (Republicanos), o senador Alan Rick (Republicanos) e o senador Marcio Bittar (PL), são, até o momento, os únicos parlamentares do Acre a assinar o requerimento para a criação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Banco Master. A comissão pretende apurar a relação entre a instituição financeira e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.
A proposta tem como objetivo investigar responsabilidades e esclarecer possíveis interferências que possam representar riscos ao sistema financeiro nacional e à segurança jurídica do país. Parlamentares que defendem a iniciativa afirmam que a CPMI é fundamental para garantir transparência e preservar a credibilidade das instituições brasileiras.
Roberto Duarte destacou a importância da investigação e reforçou seu compromisso com o interesse público. “O Brasil precisa de transparência e responsabilização. Estamos falando de suspeitas de fraude bilionária, riscos ao Sistema Financeiro Nacional, possível impacto em fundos de previdência de servidores e denúncias graves de interferência política e judicial. Defender o interesse público é meu compromisso. O país merece respostas”, escreveu o parlamentar em suas redes sociais.
Marcio Bittar também se manifestou sobre o tema e afirmou que as investigações irão até o fim. “Muitas pessoas poderosas estão envolvidas e vamos até o fim com as investigações!”, declarou. Coronel Ulysses foi o primeiro parlamentar acreano a assinar o requerimento.
Em contato com a redação do Diário do Acre, o senador Alan Rick também frisou que assinou o requerimento para a criação da CPMI. “Eu também assinei a CPMI do Banco Master. Assinei na segunda-feira, quando o deputado Jordy me enviou o texto”, disse o senador.


