Os deputados federais Coronel Ulysses (União Brasil), Roberto Duarte (Republicanos) e Gerlen Diniz (Progressistas), assinaram o pedido para instaurar uma Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) a fim de apurar os atos de ação e omissão que resultaram na depredação da Praça dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2022.
Além dos deputados, conforme noticiado pela redação do Diário do Acre, os senadores Alan Rick e Marcio Bittar, ambos do União Brasil, também assinaram o pedido para a instauração da CPMI. A proposta é de autoria do deputado federal André Fernandes (PL-CE) e precisa das assinaturas de 171 deputados e de 27 senadores.
“Não há dúvidas que houve depredação do patrimônio público, o que é inadmissível em um Estado Democrático de Direito, e todos os envolvidos, sejam eles extremistas, sejam infiltrados, devem, rigorosamente, ser identificados e punidos na forma da lei”, argumentou Fernandes, no texto da CPMI. “Contudo, ainda pairam no ar as incertezas acerca do ocorrido e quem de fato o planejou, o executou e se omitiu, quando por força legal deveria ter agido”, disse André.