Em alusão ao Dia do Doador de Sangue, celebrado em 25 de novembro, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), promoveu na manhã deste domingo, 23, a segunda edição da Corrida pela Vida, reunindo servidores, doadores e amantes da atividade física em um percurso de 5 km pelas ruas de Rio Branco. A largada ocorreu às 6h30, saindo da sede do Hemoacre, na Avenida Getúlio Vargas.
A iniciativa integra a programação da Semana do Doador e reforça não apenas a importância da doação voluntária de sangue, mas também o incentivo à prática regular de exercícios físicos como parte do autocuidado.
A secretária adjunta de Atenção à Saúde, Ana Cristina Moraes, destacou a relevância de aproximar servidores e doadores em um momento de celebração. “O autocuidado faz parte desse processo de doar vida. Hoje vemos servidores e doadores juntos, animados logo cedo, e isso fortalece o nosso trabalho. É um momento de confraternização e reconhecimento, especialmente neste fim de ano, quando reforçamos nossa gratidão a quem salva vidas com um gesto tão simples e tão importante”, afirmou.
Segundo a gerente geral do Hemoacre, Thereza Picado, o sucesso da primeira edição motivou a continuidade da corrida como parte fixa da programação anual. “Hábitos e ideias que dão certo precisam ser repetidos. Esta corrida homenageia nossos doadores e lembra a todos sobre a excelência do ato de doar sangue. E ainda unimos isso ao incentivo à atividade física, que é saúde e bem-estar para todos”, ressaltou.

Entre os participantes, o corredor e doador Cleriston Souza celebrou a oportunidade de unir duas causas que o motivam. “Comecei a correr por saúde e já doava sangue há algum tempo. Para mim, juntar essas duas práticas é transformar cuidado em vida. Correr faz bem, doar salva. Todo mundo deveria experimentar as duas coisas”, afirmou.
Também participou da corrida o secretário de Estado de Obras Públicas, Ítalo Lopes, que reforçou a importância do engajamento coletivo. “É um momento especial para praticar atividade física e, ao mesmo tempo, incentivar algo tão essencial para o nosso estado. Vemos a mobilização de servidores, familiares e toda a população para fortalecer a doação de sangue. Doar sangue é contribuir diretamente para salvar vidas”, destacou.
Ao longo da semana, a Sesacre e o Hemoacre seguem com ações especiais de acolhimento aos doadores e mobilizações para incentivar novos voluntários, e seguir com as celebrações em alusão ao Dia do Doador de Sangue.



