Crescimento do setor de serviços anima cenário econômico no Acre

Dados do IBGE mostram crescimento em dezembro e indicam maior circulação de renda e geração de empregos no estado.

O setor de serviços no Acre apresentou crescimento de 6,1% em dezembro na comparação com novembro, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado reforça o movimento de retomada econômica no estado.

Na comparação com dezembro de 2024, o avanço foi de 3,9%, confirmando a tendência positiva do segmento, que abrange atividades como transporte, turismo, tecnologia da informação, comunicação, serviços profissionais, educação e saúde privada, além do setor financeiro e imobiliário.

Por reunir desde pequenos prestadores até grandes empresas, o setor de serviços é considerado um dos principais termômetros da economia. Quando apresenta crescimento, indica maior circulação de renda, aumento do consumo e expansão das atividades empresariais, refletindo diretamente na geração de empregos.

O governador Gladson Camelí destacou que os números mostram fortalecimento da economia estadual. Segundo ele, a recuperação do setor sinaliza novas oportunidades de trabalho e maior estabilidade para as famílias acreanas.

O setor de serviços é responsável por grande parte do Produto Interno Bruto (PIB) e pela maior fatia dos empregos formais na maioria dos estados brasileiros, desempenhando papel estratégico no desenvolvimento econômico.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre