Na manhã desta segunda-feira (11) o governador Gladson Cameli (Progressistas) e o secretário de estado da Fazenda, Amarisio Freitas, realizaram a cerimônia de assinatura do decreto de desoneração da pauta do bezerro, que trata da redução em 66,67% sobre a base de cálculo do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) nas operações interestaduais com bezerros.
A solenidade ocorreu na Filmoteca da Biblioteca Pública de Rio Branco e além das autoridades presentes, contou a presença de dezenas de pecuaristas do Acre, que após longos anos, finalmente tiveram os olhos do estado se voltando para uma importante pauta.
Nicolau Junior: “O momento é focar no agronegócio. Não tem outra saída pra nós”
O deputado estadual Nicolau Junior (Progressistas), presidente da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) e um dos principais articuladores do para a redução da pauta, comemorou a redução de 12% para 4%. Em entrevista ainda na manhã de hoje, o parlamentar disse que isso vai fomentar o emprego, além de trazer ganhos para o pequeno e médio criador.
“A ALEAC foi procurada e colocamos a Casa do Povo à disposição dos senhores. O agronegócio é a saída para o Estado crescer. Estamos juntos com vocês para ajudar que isso continue acontecendo”, disse Nicolau.
O Vice-presidente da Federação da Agricultura do Acre (FAEAC) e presidente do Sindicato Rural de Rio Branco, Edivan Maciel Azevedo, que também é criador, elogiou a política do governo para com o setor e o esforço dos deputados que permitiu que a proposta fosse materializada.
“Nunca senti tanta liberdade comercial, liberdade de pensar, de negociar, como temos nesse governo. Essa redução vem de encontro ao que nosso setor precisava”, comemorou.
A previsão é que o decreto deve ser publicado na edição desta terça feira, no Diário Oficial do Estado (DOE).