Deltan Dallagnol comenta caso de rachadinha de Janones: ‘democracia relativa de Lula’

Em um áudio divulgado pelo jornal Metrópoles nesta segunda-feira, 27, o deputado federal André Janones (Avante-MG) foi ouvido cobrando de seus assessores uma “contribuição financeira” para a recuperação de parte de seu patrimônio utilizado em sua campanha à prefeitura de Ituiutaba (MG) em 2016. Janones enfatiza que não se trata de uma suposta “rachadinha”, mas sim de uma forma de angariar recursos para si próprio.

A gravação teria sido realizada durante uma reunião na Câmara dos Deputados, mais precisamente na sala do partido Avante, ao qual Janones é filiado. O deputado, segundo informações, não estava ciente de que estava sendo gravado.

A prática conhecida como “rachadinha” refere-se à retenção de parte dos salários de assessores parlamentares, geralmente sem o conhecimento ou consentimento destes, configurando-se como um ato ilícito.

A revelação do áudio gerou reações na esfera política, e críticos, como o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Novo), se manifestaram publicamente. Dallagnol comentou sobre a situação, destacando a ironia da confissão de Janones em meio à gestão de Lula.

“Na democracia relativa de Lula, um de seus maiores aliados confessa, em áudio, sua corrupção relativa: pede parte dos salários dos assessores para um esquema de rachadinha, mas diz que não é corrupção. Cassação do Janones: eu autorizo!”, disse Deltan.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre