A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) criticou a falta de clareza nas respostas de diferentes ministérios do governo Lula em 2025. No decorrer do ano, ela protocolou 72 requerimentos direcionados a pastas da administração federal como Comunicações, Fazenda, Direitos Humanos, Defesa e Saúde.
Os temas dos pedidos vão desde a agropecuária até direitos de crianças e adolescentes. Dos pedidos encaminhados, 61 já foram respondidos, dez ainda estão dentro do prazo para retorno e um segue sem resposta.
Só metade das respostas do governo Lula são satisfatórias, diz Júlia
De acordo com a deputada, apenas 32 das respostas atendem satisfatoriamente às perguntas feitas. As demais, segundo ela, não esclarecem os temas solicitados.
“Durante a Presidência de Bolsonaro, Lula gritava o tempo todo que ‘falta transparência’. Mas bastou virar governo para transformar requerimento de informação em deboche”, criticou Júlia, segundo o jornal Folha de S.Paulo. A parlamentar afirmou também que o Executivo envia respostas consideradas vagas e sem dados concretos, o que dificulta a checagem das informações.
“Meu gabinete pergunta e o Executivo devolve com resposta vazia, sem número, sem documento, sem nada que permita checar”, disse Júlia. “Isso é uma palhaçada. É o governo Lula mentindo na propaganda, posando de democrático e transparente, enquanto esconde informação, blinda ministério e trata o Parlamento e o cidadão como idiotas.”


