A decisão do Carrefour França de suspender a compra de carne produzida nos países do Mercosul gerou reações contundentes no Brasil. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado federal Pedro Lupion (PP), e o governador do Mato Grosso, Mauro Mendes (União Brasil), defenderam nesta sexta-feira (22) que o setor agropecuário reavalie a relação com a empresa.
Pedro Lupion, em vídeo publicado no Instagram, sugeriu que produtores brasileiros deixem de fornecer carne ao Grupo Carrefour Brasil. “Se a carne brasileira serve para as lojas no Brasil, ela serve também para a Europa. Não aceitaremos essa lacração dos europeus”, afirmou o parlamentar.
A medida anunciada pelo Carrefour na quarta-feira (20) é uma resposta à crise entre agricultores franceses e ao acordo Mercosul-União Europeia, que facilitaria o comércio entre as regiões. O Carrefour enfatizou que a mudança se aplica apenas às lojas na França e não afeta operações em outros países, incluindo o Brasil.
O governador Mauro Mendes também criticou a postura da rede varejista. “Respeitamos o direito deles de selecionar fornecedores, mas também temos o direito de escolher onde comprar. Se o Brasil não serve para vender carne a eles, talvez essa empresa não devesse ser bem-vista aqui”, declarou em outro vídeo.