DESARTICULADO

Deputados Estaduais derrubam vetos e derrotam Gladson na Aleac

Os deputados estaduais derrubaram, com a unanimidade dos 20 presentes no final da tarde desta terça-feira (17) na Assembleia Legislativa do Acre (Acre), os oito vetos do governador Gladson Cameli aos Projetos de Lei do Parlamento em emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A votação estava prevista para acontecer durante o horário regimental da sessão, mas um apagão de mais de três horas acabou suspendendo as atividades em plenário e o dia foi de articulações entre as bases.

Nem a base aliada ao Palácio Rio Branco, liderada pelo deputado Luis Tchê (PDT), cedeu à pressão e acabou votando com a oposição que acabou garantindo uma derrota importante ao governo.  

Daniel Zen (PT) foi o relator das matérias e questionou o porquê de o governo querer fora do prazo mudas as regras da partilha dos recursos do Estado, construídas em conjunto entre o próprio governo em parceria com Legislativo e as demais instituições: Judiciário, Defensoria e Ministério Público.

Acabou prevalecendo entre os deputados tanto aliados, quanto oposição e os independentes o sentimento de unidade e independência do Parlamento.