HÁ VAGAS

Desemprego continua a cair e desocupados agora somam 11,9 milhões

A taxa de desemprego caiu para 11,2% no trimestre encerrado no mês de novembro, ou -0,6% na comparação com o trimestre anterior, quando ficou em 11,8%. O percentual é menor também quando comparado ao mesmo período de 2018 (11,6%).

Segundo dados da pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população desocupada agora é de 11,9 milhões de pessoas – uma redução de 5,6% em relação ao trimestre anterior (702 mil pessoas a menos sem emprego no país) e de 2,5% em comparação ao mesmo período de 2018 (300 mil pessoas a menos).

Informalidade também cresceu entre os brasileiros, diz o IBGE/Foto: reprodução

Ainda de acordo com o IBGE, as vagas temporárias abertas no comércio em decorrência das datas comemorativas de fim de ano contribuíram para a queda de 0,7% na taxa de desocupação. É a maior redução da série histórica, que se iguala ao trimestre encerrado em agosto de 2017. Esses dados fazem parte da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua.

Apesar da melhora no índice de emprego, ele é acompanhado pelo crescimento nos indicadores de informalidade, que no trimestre cresceu 1,2%. Isso significa que houve um incremento de 303 mil pessoas no mercado informal de trabalho, que se juntaram a um contingente de 24,6 milhões de pessoas nessa situação.

Leia mais aqui.

Com informações do UOL