O presidente da Apex-Brasil, Jorge Viana, destacou o sucesso do agronegócio brasileiro durante o I Encontro Nacional do Agro e V Encontro de Adidos Agrícolas, evento que reuniu 20 entidades setoriais, autoridades governamentais e adidos agrícolas de todas as partes do mundo.
“Novos mercados abertos, diplomacia presidencial ativa, recordes de safra e de exportação, o Brasil voltou com tudo e o agro Brasileiro é um dos setores que nos mostra isso todos os dias”, afirmou Jorge Viana.
O encontro, que começou nesta sexta-feira, 24, marca um momento ímpar, promovendo um diálogo entre entidades setoriais do agronegócio e representantes do governo. O objetivo central é desenvolver estratégias robustas para potencializar o papel do agronegócio brasileiro no cenário global.
As discussões abordaram temas cruciais, como acesso a mercados, promoção comercial e gestão da imagem e reputação. Um destaque especial vai para a presença dos adidos agrícolas brasileiros dos 28 postos distribuídos em todos os continentes, contribuindo com suas valiosas experiências na inserção internacional do agro.
A programação inclui, ainda, a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica da ApexBrasil com o MAPA, que contará com a presença de Jorge e do ministro Fávaro. Também serão assinados acordos entre a Apex e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e o Ministério da Pesca e Aquicultura. O encerramento do evento deverá ser conduzido pelo Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Geraldo Alckmin.
O evento não apenas celebra as conquistas recentes do agronegócio, mas também consolida a posição do Brasil como protagonista no comércio agrícola global. O país volta a ser reconhecido não apenas pela sua produção robusta, mas também por uma diplomacia ativa que abre portas para novas oportunidades.