O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou a população para um “grande ato pela anistia” no dia 6 de abril, às 14h, na Avenida Paulista, em São Paulo. O objetivo é mobilizar apoio popular suficiente para pressionar parlamentares a favor da proposta de anistia aos detidos pelos eventos de 8 de janeiro de 2023. Há expectativas de que uma versão mais branda da proposta possa acelerar sua tramitação e obter mais votos na Câmara dos Deputados.
Em sintonia com essa iniciativa nacional, lideranças políticas de direita no Acre estão organizando uma mobilização pela anistia em Rio Branco, também programada para o dia 6 de abril, domingo. Na terça-feira, 25, o grupo reuniu-se na sede do Partido Progressistas, e na quarta-feira, 26, encontraram-se na sede do Partido Liberal para planejar o evento.
Anteriormente, uma manifestação em favor dos detidos pelo 8 de janeiro ocorreu em Copacabana, no Rio de Janeiro, dia 16 de março. Em Rio Branco, um ato semelhante foi cancelado devido às cheias do Rio Acre. A coordenação da Cruzada no Acre pela Liberdade decidiu suspender o evento previsto para 16 de março.