Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (16) na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Eduardo Ribeiro (PSD) manifestou preocupação com a suspensão das emendas parlamentares, especialmente as de relator e do Programa de Intervenção e Cooperação (PIC), que comprometem recursos destinados à recuperação de importantes estradas no Estado.
O parlamentar destacou que mais de 30 bilhões de reais em emendas estão suspensos, afetando diretamente obras de manutenção em rodovias que ligam Acrelândia/Plácido de Castro, Rio Branco/Porto Acre e a Transacreana. Ele ressaltou o impacto negativo para a população com a proximidade do período de chuvas, sem recursos para realizar os serviços de tapa-buracos e manutenção.
“Sem esse dinheiro, não será possível realizar nem mesmo os reparos emergenciais, como tapa-buracos, o que aumentará os prejuízos à população e os custos de manutenção no futuro”, afirmou Eduardo Ribeiro.
O deputado apelou para que a bancada federal busque alternativas junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a liberação dos recursos. “É uma preocupação real e precisa ser registrada por esta Casa. Nossas comunidades dependem dessas vias”, acrescentou.
O parlamentar finalizou pedindo que os colegas de parlamento e as autoridades estaduais se unam na busca por soluções para esse problema que afeta diretamente o desenvolvimento do Acre.