Além de critérios como saúde e renda, a educação é um dos indicadores que compõem o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), quanto mais perto de 0 pior e 1 é melhor.
Na década de 90, o índice de educação no Acre estava abaixo de 0.4 e era considerado extremamente baixo. Nos últimos 20 anos tivemos um projeto que não se atentou a preparar os mais jovens para um mentalidade empreendedora e que tivesse educação financeira como tema nas salas de aula, milhões de reais foram investidos em campanhas publicitárias para introduzir na cabeça do jovem que o importante era conviver com a floresta e aceitar o modo de vida seringueiro, o chamado extrativismo.
No ano de 2009 o então governador Binho Marques, do PT, disse: “Daqui a três anos o Acre terá a maior e melhor rede de Educação Profissional do país”, disse Binho. Aparentemente, o plano do governador petista parece não ter se concretizado, quando olhamos para a nossa educação nos dias de hoje vemos claramente como ela está defasada.
Agora em 2020, observamos que apenas saímos do extremamente baixo para o mediano e que o atual governo de Gladson Cameli (Progressistas) não tem feito nada além de reformas estruturais nas escolas. Em tempos de crises, guerras e pandemias a baixa eficiência na educação demora décadas para ser recuperada.
Fonte
Binho Marques lança o maior Plano Estadual de Educação Profissional do Acre. Rio Branco, Acre, 19 out. 2009. Disponível em: https://agencia.ac.gov.br/binho-marques-lana-o-maior-plano-estadual-de-educao-profissional-do-acre/. Acesso em: 27 abr. 2022.
UNDP Relatório de Desenvolvimento Humano PNUD 2019, IBGE Pnad 2017, IPEA Data.