O Acre alcançou o melhor desempenho de sua história no tempo médio para abertura de empresas: apenas 6,2 horas, segundo dados atualizados nesta quarta-feira (11) pelo Mapa de Empresas, plataforma oficial do governo federal. O estado superou com folga a média nacional de 24 horas e agora lidera o ranking de eficiência no ambiente de negócios.
O resultado é fruto de uma articulação entre a Junta Comercial do Estado do Acre (Juceac), o Sebrae/AC e as 22 prefeituras municipais, que vêm promovendo a digitalização, padronização e simplificação dos processos de formalização. A presidente da Juceac, Nayara Honorato, comemorou: “É um marco histórico que confirma o avanço do Acre com inteligência, estratégia e foco em resultados.”
Já o diretor-superintendente do Sebrae no Acre, Marcos Lameira, atribui o desempenho à ampliação das Salas do Empreendedor e ao processo contínuo de desburocratização. “A meta é facilitar cada vez mais a vida de quem quer empreender. E temos conseguido isso com parcerias sólidas e tecnologia acessível”, pontuou.
Nos últimos meses, o Acre já se destacava nacionalmente: em maio, registrou média de 8,1 horas. Com o uso de ferramentas como a plataforma Acre+Simples, que permite a formalização até pelo WhatsApp, o estado tem colhido os frutos de um esforço coordenado entre instituições públicas e privadas.
O novo posicionamento também fortalece a aplicação da Lei Complementar 123/2006, que estimula a formalização de pequenos negócios. A meta agora é manter o topo, ampliando a integração entre sistemas e oferecendo um ambiente ainda mais seguro e ágil ao empreendedor.