Embaixador de Israel no Brasil está ‘muito desapontado’ com postura do governo Lula

O embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zonshine, disse que está “muito desapontado” com a postura do governo Luiz Inácio Lula da Silva sobre o ataque do Irã ao território israelense. A declaração ocorreu neste domingo, 14, para a emissora CNN Brasil.

O Ministério de Relações Exteriores do Brasil divulgou uma nota na noite deste sábado, 13, sobre o ataque iraniano. No comunicado, o Itamaraty não condena a ofensiva. Isso gerou desconforto para o governo de Israel.

“Procurei, mas não achei um tipo de condenação, infelizmente”, disse Zonshine. “Fiquei muito desapontado. Acho que quando há este tipo de ataque, e o Brasil aceita isso, ou pelo menos não condena, como disse, fiquei muito desapontado que isso não aconteceu. Espero que não vamos ter que continuar com este tipo de mensagem.”

Irã ataca Israel com drones explosivos e mísseis

O ataque ocorreu durante a noite deste sábado. Na ocasião, o Irã disparou mais de 300 drones explosivos e mísseis contra Israel. As forças de defesa israelenses conseguiram abater 99% dos projéteis. Não houve mortes, mas uma criança de 10 anos ficou ferida.

Durante entrevista à CNN Brasil, o embaixador se referiu ao comunicado divulgado pelo Itamaraty. A nota informa que o Brasil pede “máxima contenção” para evitar “escalar” o conflito entre Irã e Israel.

“O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção”, afirmou o Itamaraty, por meio de nota. “E conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada.”

Apesar de chamar o conflito de “grave preocupação”, o governo Lula evitou condenar o Irã e classificou o ataque aéreo como “envio” de drones e mísseis a Israel.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre