Emerson Jarude recebe aporte de R$ 150 mil do partido Novo, apesar de críticas ao fundo eleitoral

O candidato à Prefeitura de Rio Branco, Emerson Jarude, recebeu um aporte de R$ 150 mil do diretório nacional do partido Novo para financiar sua campanha. A informação foi registrada no sistema DivulgaCandContas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Apesar do apoio financeiro, Jarude é historicamente crítico ao uso de recursos públicos em campanhas políticas. Desde sua eleição como vereador em 2017, o parlamentar tem se posicionado contra o fundo eleitoral, criticando sua aprovação pelo Congresso.

Segundo Jarude, o partido tenta devolver os recursos aos cofres públicos, mas enfrenta barreiras legais. Ele ainda destaca que já venceu três eleições sem utilizar verba pública, mas argumenta que a disputa de 2024 é “desleal” devido ao uso intensivo da máquina pública por seus adversários.

Jarude justificou o aporte, afirmando que o apoio é uma tentativa de equilibrar a disputa para candidatos do Novo que não têm o mesmo poderio econômico dos concorrentes. Com informações do site Ac24horas. 

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre