FORMAÇÃO

Encceja 2019 acontece neste final de semana

O Exame Nacional de Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) ocorrerá neste domingo, 25. A avaliação será realizada pelo Instituto Nacional Estudos e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), em Rio Branco, Brasileia, Cruzeiro do Sul e Feijó. No total, o Acre teve 15.354 inscritos.

Na capital, o exame acontecerá em 32 escolas. Pela manhã, os portões abrem às 6h e fecham às 6h45, com início das provas às 7h e término às 11h (horário local). À tarde, os portões abrem às 12h30 e fecham às 13h15, com início das provas às 13h30 e término às 18h30 (horário local). O local está indicado no cartão do candidato.

O Encceja é destinado aos participantes, jovens e adultos, que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental ou o ensino médio na idade apropriada. Dessa forma, as provas obedecem aos requisitos básicos, estabelecidos pela legislação em vigor.

A prova é aberta a todos que quiserem buscar certificação. No entanto, o participante deve ficar atento a idade mínima exigida. Para aqueles que buscam o certificado de conclusão do ensino fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Quem busca o certificado do conclusão de nível médio precisa ter 18 anos completo.

As avaliações do exame são compostas por quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio, e uma redação. Mais informações, consultar o regulamento pelo portal do Inep http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja