Esporte é saúde

Equipe de atletismo do Imperador treina em pista da Ufac e auxilia adeptos da prática esportiva

O Galvez Esporte Clube, em parceria com a Universidade Federal do Acre (Ufac), vem treinando na pista de atletismo inaugurada no início do mês de abril na instituição. Os atletas também desenvolvem trabalho social na comunidade, estimulando os adeptos do esporte a utilizarem o espaço no dia a dia.

Com o nome “Difundindo a prática do atletismo da iniciação ao rendimento”, o projeto idealizado pelo atleta Juriel Maia, com o apoio dos professores da Ufac Mauro de Deus e Sandro Melo, se divide em três segmentos: comunidade, que visa atividade física monitorada; iniciação ao esporte, destinada a crianças e ao público escolar; e por fim a parte de rendimento, que trabalha com atletas que já fazem algum tipo de treinamento, mas não possuem espaço e precisão de uma pista de qualidade.

Nesse primeiro momento, além dos treinamentos com profissionais, tem sido feito um trabalho junto à comunidade.

Projeto se estende à comunidade, com orientações e testes físicos/Galvez EC

“Convidamos os adeptos da prática esportiva para treinarem conosco, pois a utilização da pista é gratuita e a pessoa será acompanhada por uma equipe de profissionais e receberá orientações na iniciação ao atletismo”, explicou Juriel Maia.

Ele diz ainda que o projeto conta também com a participação de estagiários do curso de Educação Física, Enfermagem e Medicina da Ufac, que acompanham os praticantes com aferição de pressão arterial, frequência cardíaca e índice de massa corporal, entre outros testes.

𝐏𝐞𝐫𝐬𝐩𝐞𝐜𝐭𝐢𝐯𝐚𝐬 𝐟𝐮𝐭𝐮𝐫𝐚𝐬

O grupo estuda a possibilidade de realizar uma seletiva, na qual reunirá diversos atletas que passarão por vários testes, com provas de velocidade, arremesso de dardos e salto em distância, entre outros.

A parceria pode se estender com a participação da Secretaria Estadual de Educação e Esporte, visando a identificação de possíveis atletas infantis. A ideia é que os talentos mirins sejam trabalhados para se tornar atletas de ponta na equipe do Galvez.