Esquema internacional: grupo usava aeroporto de Guarulhos para enviar cocaína à França

Ação ocorre após apreensão de 40 kg de cocaína em malas clandestinas colocadas no porão de um voo para a França.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (9/12) uma operação contra um grupo envolvido no envio de malas carregadas com cocaína para a Europa por meio do Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. A ação acontece após meses de investigação sobre o esquema de tráfico internacional.

Segundo a corporação, foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão, incluindo em áreas internas do aeroporto. As investigações apontam que dois integrantes da organização eram responsáveis pela logística criminosa dentro do terminal, permitindo a entrada e o embarque clandestino das bagagens.

O caso ganhou força após a apreensão de mais de 40 quilos de cocaína no dia 26 de outubro. A droga estava dividida em duas malas que foram inseridas de maneira irregular no porão de carga de uma aeronave com destino à França. O volume chamou a atenção de funcionários, que perceberam inconsistências no procedimento e acionaram a PF.

As apurações revelaram que um dos investigados recebia as malas por um furo aberto na cerca que dá acesso ao pátio das aeronaves, enquanto o comparsa atuava na facilitação para que a carga fosse colocada dentro do avião. A PF continua investigando o envolvimento de outros possíveis integrantes do esquema e a rota completa utilizada pelo grupo.

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre