Militantes de esquerda criticaram o ex-presidente Lula por causa de uma foto tirada no evento que celebrou a parceria entre PT e PSB nas eleições deste ano. Na imagem feita pelo fotógrafo Ricardo Stuckert, o petista aparece ao lado do ex-governador Geraldo Alckmin, mais 15 homens e duas mulheres — Janja, a namorada do ex-presidente, e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
No Twitter, esquerdistas miraram a artilharia em Lula. “Tem duas mulheres na foto, uma delas é mulher do Lula (não vai ter cargo político), zero pessoas negras, zero pessoas trans e por aí vai os zeros”, escrever um internauta, no Twitter. “Ao que parece, essa vai ser a cara do governo dele, se vencer.”
Outro internauta publicou: “O PT não valoriza a primeira mulher eleita presidente, dando mais evidência à namorada do candidato. Vocês acham mesmo que um partido desses valoriza as minorias?”. Adiante, um internauta destaca a “ausência de lideranças negras”: “O PT precisa olhar para isso.”
Diversos comentários notaram a ausência da ex-presidente Dilma no evento, rifada por Lula em pronunciamentos recentes. Houve também quem ironizasse a foto comparando-a com o episódio da corretora XP Investimentos, que supostamente seria racista em virtude de uma foto publicada no LinkeIn.