Pular para o conteúdo

Estado e governo federal levam Programa de Aquisição de Alimentos à Terra Indígena Kaxinawá de Nova Olinda

Equipes técnicas que compõem a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Acre (Emater) e Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), se deslocaram neste final de semana, 19, para uma missão na Terra Indígena Kaxinawá de Nova Olinda localizada às margens do Alto Rio Envira no município de Feijó.

Equipes técnica da Emater a caminho do município de Feijó. Foto: Jean Lopes/Emater

A finalidade da atividade que terá duração de doze dias, será o encerramento do Projeto do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) executado pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) no Acre junto à Associação Indígena Aspakno e Akaf, que ocorre junto as populações originárias, sendo este pioneiro  no estado.

Parceria entre Governo Federal e Governo Estadual por meio do Conab e Emater. Foto: Jean Lopes/Emater

O PAA é um programa em que o Governo Federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e os destina gratuitamente para pessoas que não têm acesso à alimentação adequada e saudável e àquelas atendidas pela rede da assistência social. Atua com a finalidade de fortalecer a agricultura familiar, combater a fome, promover a segurança alimentar e nutricional.

O PAA é um programa em que o Governo Federal compra alimentos produzidos pela agricultura familiar. Foto: Cedida

O Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Compra com Doação Simultânea (CDS), cujos recursos financeiros são oriundos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate a Fome, é operacionalizado pela CONAB no Acre.

Os projetos das Associações Aspakno e Akaf os valores somaram o montante superior a R$520.000 mil, nos quais 45 famílias comercializaram seus produtos por meio dos contratos com a Conab, garantindo renda e comercializando a preços justos de mercado. O grupo específico de mulheres nos projetos ultrapassa 70% de mulheres.

Projetos forneceram 24 tipos de produtos. Foto: Cedida

Ao todo, as famílias participantes entregaram quase 60 toneladas de alimentos. Os projetos forneceram 24 tipos de produtos dentre os quais: farinha, goma, abacaxi, mamão, banana, pimenta de cheiro, açaí, entre outros. Todos os produtos foram entregues em quatro Escolas Indígenas do governo do Estado, beneficiando cerca de 270 alunos indígenas da rede pública estadual.

Os produtos foram entregues em quatro Escolas Indígenas do Governo do Estado. Foto: Cedida

O sucesso desse projeto pioneiro que teve duração de um ano foi a parceria estratégica com o governo do estado do Acre através da Emater e Seagri que trabalharam em conjunto com a Conab, atuando no apoio técnico e na Assistência Técnica e Extensão Rural durante a execução do Projeto, é o que afirma a Superintendente da Conab no Acre, Alessandra Ferraz.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é operacionalizado pela CONAB no Acre. Foto: Jean Lopes/Emater

“Estamos muito felizes pela conclusão de um projeto tão importante e de forma tão exitosa. Esse projeto é marcante, pois é a primeira vez, que conseguimos executar um PAA Indígena junto aos povos e comunidades tradicionais em nosso Estado, com uma logística tão complexa, haja vista que só pra chegar na aldeia, são necessários quase quatro dias. A nossa gratidão ao governo federal pela liberação dos recursos financeiros e o suporte operacional do governo estadual pela assistência técnica junto aos indígenas/produtores beneficiários do projeto, durante a execução de um projeto tão importante”, ressalta. 

O projeto fortalece a agricultura familiar, combate a fome e promove a segurança alimentar e nutricional. Foto: Cedida

O presidente da Emater, Rynaldo Lucio explica que todo o trabalho realizado na instituição visa levar assistência técnica e qualidade a todos os agricultores do estado, interagindo por meio de cooperação entre governo federal e governo do estado.

Ao todo, as famílias participantes entregaram quase 60 toneladas de alimentos. Foto: Cedida

“O governo federal entra com os recursos financeiros, e a Emater e Seagri através do governo do estado com assistência técnica e a extensão, junto aos agricultores familiares, aos povos originários, com o foco na melhoria na qualidade de vida deles. Toda a produção que eles têm, são distribuídos dentro das próprias aldeias, em suas escolas, e o que a gente vê é gratificante”, disse.

Todo o projeto contou com o apoio de importantes instituições, Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), Emater, Secretaria de Estado de Educação (SEE), Secretaria da Fazenda (Sefaz), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ).

Tópicos:

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre