Com o objetivo de elaborar projetos para o desenvolvimento do turismo no Acre, a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete) participou, nesta quarta-feira, 29, da Oficina de Políticas Públicas de Turismo do Programa Vai Turismo, em Rio Branco. O programa, da Confederação Nacional do Comércio (CNC), é realizado no estado pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio), por meio do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur).

O secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, ressaltou a importância da união: “Uma pauta tão importante como essa demonstra que o turismo avança com união. As atividades dependem de vários órgãos e precisamos apresentar os projetos, as dificuldades e saber quais são os gargalos do turismo. É necessário esse esforço em conjunto para que, com união, possamos avançar”, destacou.
Segundo o secretário executivo do Cetur, João Bosco Nunes, a proposta é analisar o documento de 2022, que hoje faz parte da Agenda Acre 10 Anos, verificar o que foi realizado e coletar novas opiniões para a atualização. “Vamos ouvir as secretarias, os conselheiros e as instituições empresariais para que possamos elaborar um novo documento de políticas públicas voltadas ao turismo”, afirmou.
O documento será entregue no Acre aos candidatos ao governo, senado e câmara dos deputados. Dessa forma, o documento poderá integrar as propostas das federações a serem entregues aos candidatos à Presidência da República. Segundo o coordenador de Turismo da Fecomércio/AC, uma segunda oficina será realizada em março de 2026 para finalizar as contribuições para o documento. “Aqui os nossos protagonistas são vocês”, destacou sobre a importância dos presentes.

A oficina, sediada na Fecomercio, contou com a presença de representantes da Confederação Nacional do Comércio (CNC), do Sistema de Inteligência Social GKS, da Secretaria de Meio Ambiente do Município, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).
Também estiveram presentes a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Sindicato de Guias de Turismo (Singetur), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Cruzeiro do Sul, Instituto Federal do Acre (Ifac), RBTrans, além de agências de viagens, do trade e de conselhos de turismo.



