A cidade de Xapuri atrai anualmente mais de 22,9 mil visitantes com diversos interesses Essas visitas são responsáveis por injetar aproximadamente R$ 8 milhões por ano na economia local.
Os dados constam no Estudo Setorial do Turismo, projeto idealizado pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre e realizado em Epitaciolândia, Xapuri e Rio Branco, municípios que têm priorizado o turismo sustentável e trabalham com o Programa DEL Turismo.
Um dos objetivos do estudo é fazer uma avaliação abrangente da condição econômica atual do setor de turismo identificando as perspectivas futuras, melhorias que precisam ser adotadas e as macrotendências.
Para levantar as informações, o Fórum Empresarial do Acre contratou uma equipe de consultoria e treinamento para utilizar dados disponíveis para responder perguntas importantes, como:
- Qual a quantidade de turistas que visitam a cidade?
- Qual o impacto direto do turismo na economia da cidade?
- Quais tendências do turismo podem ser aproveitadas?
- Quais as políticas públicas de turismo devem ser seguidas?

Após seis meses de pesquisa, o estudo foi concluído e, nesta segunda-feira, 22, apresentado para os agentes de articulação e o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos. O doutor em turismo e coordenador e pesquisador de sistemas de inteligência turística, Marcelo Milito, e o consultor regional da iniciativa Estácio Guimarães apresentaram os resultados.
De forma geral, o estudo surpreendeu e foi bem recebido pelas autoridades e o Conselho Municipal de Turista (Comtur), que podem utilizar as informações em estratégias que visem desenvolver o turismo local.
Os dados mostram que a cidade recebe por ano 22.979 turistas que busca interesses diversos, dentre eles visitar a Casa de Chico Mendes, as trilhas ecológicas, a casa do seringueiro, seringais e as tradições locais.
Esses turistas são, na maioria, brasileiros com idade entre 25 e 44 anos e que viajam com o cônjuge. As mulheres são as que mais visitam a princesinha do Acre, como é conhecida a cidade, e representam 60,4% dos turistas.
O estudo traçou também um perfil das pessoas que escolhem Xapuri como destino turístico. Mais de 70% dos turistas são influenciados por amigos ou familiares a conhecer a cidade, a maioria utiliza carro próprio para chegar até o destino e usam o meio de hospedagem.

O turista de Xapuri gasta, em média, R$ 347,38 por dia para visitar a cidade. E esses visitantes preferem viagens mais relaxantes, menos correria, uma vivência junto à natureza.
Os pesquisadores também destacam no estudo a percepção do turista em relação à cidade. Os turistas que visitam Xapuri geralmente têm uma percepção positiva da cidade.
O município foi avaliado com nota 3,77 na avaliação geral e o turista considera a hospitalidade dos moradores e a qualidade dos bares e restaurantes melhor avaliadas. Em contrapartida, a segurança foi um dos itens com uma percepção com menor avaliação e ainda há sugestões para melhorias na infraestrutura e sinalização turística.
“É um desafio maior valorizar nossa história. Temos muita coisa a fazer, o desafio é diário e precisamos continuar caminhando para avançar com nosso turismo. O trabalho do Fórum tem ajudado demais, o DEL Turismo, e agradecemos muito esse estudo, que é muito importante”, disse o prefeito Bira Vasconcelos.
O secretário municipal de Turismo e Cultura, Jorge Alves, explicou que a estimativa de turistas que visitam a cidade foi recebida como uma boa notícia e destacou como o município tem trabalhado para o desenvolvimento do turismo. “Significa que o turismo cresceu muito e temos trabalhado montando estruturas para receber esse turista de uma forma tranquila e com segurança. Ficamos muito felizes com os dados e esperamos crescer muito mais”.
“O estudo chegou em uma estimativa, desta forma temos uma dimensão do impacto do turismo no município, a partir dos dados de perfil do turista, do residente e do trade turístico. Informações básicas que não se tinha antes e agora chegamos em um número que representa o município”, explicou Marcelo Milito.






