A expansão da pecuária no estado do Acre foi tema do livro “Caubóis da Floresta: O Crescimento da Pecuária e a Cultura de Gado na Amazônia Brasileira” recém-lançado pela Editora da Universidade Federal do Acre (Edufac), a publicação do livro foi assunto da coluna do ex-ministro Aldo Rebelo no AgroMais.
Aldo Rebelo, é ex-presidente da câmara federal, ex-ministro da defesa e Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil. “O pesquisador, Jeffrey Hoelle (da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara), analisou as causas sociais, econômicas e culturais da expansão da pecuária no Acre, inclusive os seringueiros da Reserva Extrativista Chico Mendes, que abandonaram o extrativismo pela pecuária, de médio, mas principalmente de pequeno porte”.
“Segundo o autor, esses pecuaristas não são burros, nem bandidos, apenas procuraram uma atividade, que garantisse a melhoria de suas condições de vida e da sustentação de suas famílias. É claro, o livro tem o mérito de não atribuir a pecuária, simplesmente intenções predatórias ou criminosas ou muitas vezes como acontece no Brasil. O professor procura as causas humanas da expansão dessa atividade no estado do Acre, na Amazônia ocidental”, disse o ex-ministro.