Expoacre 2022 e Xapuri Rural Show: Volta das feiras agropecuárias motiva o setor e reafirma a verdadeira vocação do estado

Depois de um hiato de dois anos em razão da pandemia, a Expoacre, maior feira agropecuária do Acre voltará a ser realizada. As expectativas são grandes, principalmente tendo em vista que o município de Xapuri também terá a sua primeira feira voltada ao protagonismo rural e empresarial, será a “Xapuri Rural Show”.

Os eventos estão previstos para ocorrer na capital, entre os dias 30 de julho e 7 de agosto. Já no município de Cruzeiro do Sul, a Expojuruá deve ser realizada entre os dias 1 e 4 de setembro, já a Xapuri Rural Show está sendo planejada para acontecer nos dias 24, 25 e 26 de junho de 2022.

O orçamento para a realização da Expoacre 2022 ainda está sendo definido pela equipe da organização. Contudo, espera-se que de 25 a 30 mil pessoas visitem o espaço diariamente. Além disso, a expectativa é que a movimentação financeira seja semelhante ou maior que a registrada em 2019, quando a receita bruta de negociações chegou a aproximadamente R$ 74 milhões. O objetivo principal é garantir a geração de emprego e renda.

Entre em um dos nossos grupos do Whatsapp e fique por dentro do que acontece no nosso município e em nosso Estado. [clique aqui]

“É um evento que expõe as potencialidades econômicas do Acre, movimenta setores públicos e privados, traz uma grande oportunidade de negócios e promove a geração de emprego e renda. Já é uma tradição no calendário do Acre e conta com a participação da sociedade, além de trazer visitantes de outros estados e de países vizinhos como o Peru e a Bolívia”, destacou Taiane Belarmino, diretora técnica da Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo (Seet).

Para a presidente do Sindicato Rural de Xapuri, Audilena Novais, a realização do evento é uma oportunidade de incentivar o setor que em Xapuri até pouco tempo consistia apenas na pequena agricultura de subsistência, mas que atualmente já se dedica a plantações de milho em escala comercial, por exemplo. “Essa feira é para mostrar que, organizados, nós podemos muito. O evento não é voltado apenas para o público de Xapuri, mas para as demais cidades do estado, principalmente as da regional do Alto Acre. Nossa expectativa é dar um choque nessa atividade e alavancar esse importante setor da nossa economia”, afirmou.

O produtor Carlos Novais, um pecuarista tradicional que há alguém passou a se dedicar à agricultura, por meio do cultivo de milho, disse que acredita que o evento pode contribuir para firmar na consciência de produtores locais que é possível alavancar a economia do município por meio da agricultura e da pecuária. “É um caminho sem volta, o embrião já está se desenvolvendo e o sindicato que estava adormecido há algum tempo retoma agora as suas atividades por meio da atual diretoria com o objetivo de fortalecer cada vez mais essa atividade, unindo as ideias com grandes parceiros, pois sozinho a gente não constrói nada”, destacou.

Tópicos:

PUBLICIDADE

Preencha abaixo e receba as notícias em primeira mão pelo seu e-mail

PUBLICIDADE

Nossa responsabilidade é muito grande! Cabe-nos concretizar os objetivos para os quais foi criado o jornal Diário do acre