Na noite desta segunda-feira, 28 de julho, no Espaço Indústria da Expoacre 2025, foi realizado um bate-papo dos setores madeireiro e moveleiro. O encontro foi conduzido pelo presidente do Sindicato da Indústria de Móveis do Estado do Acre (Sindmóveis), Francisco Augusto Nepomucena, e pelo presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Estado do Acre (Sindusmad), Thyago Barlatti, onde foram discutidas oportunidades para os setores.

De acordo com o presidente do Sindmóveis, o momento é de esperança e os setores ganharam um impulso importante com a parceria da Prefeitura de Rio Branco através do programa 1001 Dignidades, que visa fortalecer a inclusão social, gerar emprego e melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“A indústria moveleira tem se mostrado forte e animada, especialmente com a previsão de lançamento do edital para a fabricação de portas que serão entregues à Prefeitura para o programa habitacional ‘1001 Dignidades’. O valor econômico movimentado com esse programa é superior a R$ 2 milhões e isso gera muitos empregos de forma direta e indireta”, destacou Nepomucena.

Segundo o presidente do Sindusmad, os programas governamentais movimentam diferentes setores da sociedade e impulsionam a economia de forma equilibrada.
“A indústria madeireira é uma fonte de renda e emprego no Acre, e esses programas habitacionais promovem o desenvolvimento humano, além de fortalecer a economia local. A iniciativa da prefeitura com a abertura desses editais para fabricação de portas, traz folego para os setores de forma cadenciada. A indústria madeireira ganha e a indústria moveleira também”, finalizou Barlatti.